Você já escutou alguém falar isso, ou algo parecido, pra você ?
Um dia eu estava sentada na calçada com vários amigos, e um deles, sem mais nem menos, começou a apontar defeitos em mim. Aquilo foi horrível, pois todos ficaram rindo. Depois de todo o constrangimento, quando cheguei em casa, repassei tudo o que havia acontecido e percebi alguns fatores importantes.
>Antes da "Pessoa" se dirigir a mim, ela estava um pouco deslocada e, pela sua linguagem corporal, pude perceber que estava insegura também. Enquanto a "Pessoa" estava quieta no canto, eu estava conversando com todos que estavam ali sobre um assunto que interessava a todos. <
Conclusão: Por ela se sentir insegura ela queria que outra pessoa se sentisse assim. Portanto, ela me humilhou para esconder seus sentimentos e se introsar no grupo.
Absolutamente repugnante e comum!
Várias pessoas criam "projeções", ou seja, ignoram suas fraquezas e as projetam nos outros. Elas usam a "projeção" como uma defesa para evitar olhar para dentro de si mesmo; uma defesa inconsciente. É como se o inconsciente falasse: "Não posso admitir o que sinto, então, imagino que sinta."
As pessoas que ferem a auto-estima dos outros têm um falso estado de autoaceitação, que é criado com base em "Eu estou bem, mas você não está."
Se você é uma dessas pessoas, procure exercitar "o elogiar", em vez de "o criticar". Quem elogia faz os outros se sentirem bem, e você se sente bem consigo mesmo. Quem exercita o ato de elogiar aproxima mais as pessoas, e não fica infeliz por se esconder numa máscara de superioridade e perfeição.
Fique feliz, seja feliz, deixe todos que o cerca felizes... Só assim você poderá viver na felicidade plena.
"Inseguro de si mesmo é aquele que mata pra esconder o próprio corpo."